domingo, 28 de dezembro de 2014

Organização de final de ano: arquivos

Acho que sou uma acumuladora de arquivos. Sabe daquelas pessoas que têm tanto medo de faltar algo em suas casas que guardam desde jornal velho até comida vencida? Essa sou eu, mas somente no computador.

Explico: como boa enta, venho de uma era [pré-histórica?] onde não existia internet. ***insira aqui sua exclamação de espanto ou horror***

Quando se queria, por exemplo, comprar cadeiras para escritório, você ia procurar por anunciantes de cadeiras nas Páginas Amarelas, que era uma lista telefônica constantemente desatualizada e que nos levava à loucura, ou recorria aos catálogos que haviam sido coletados e arquivados ao longo dos anos, para uso eventual e que muitas vezes já estavam obsoletos. Sentiu o drama?

O resultado é que ainda hoje meu EU interior acha que, se eu não guardar diligentemente a informação/artigo/texto que me pareceu útil, ele vai evaporar e nunca mais vou encontrá-lo. Com isso, somente na minha pasta de "triagem" de artigos tenho mais de 2 mil deles aguardando vistoria, renomeação, organização e arquivo final.

Pergunta: vale a pena continuar fazendo isso?

Representação física da bagunça virtual do meu micro. :)

Na verdade, volto para reler bem pouco do que eu arquivo.
Mas e o medo de querer aquela foto maravilhosa de sandália e não conseguir mais lembrar onde a vi e qual era a loja ou o estilista? E o texto fantástico sobre organização de guarda-roupas com 10 dicas, onde está? Como vou fazer se na internet só consegui encontrar um com 7 dicas? Cadê as outras três??? Como vou viver sem elas???

É assim que me sinto. Deu para entender?

E arquivar assuntos de moda tem outro inconveniente: eles ficam obsoletos rapidamente. É só entrar o próximo desfile e o Verão 2015 para que a alpargatas étnica fique fora de moda ou a Chanel do dia seja diferente daquela que você coletou como ideal.

Eu realmente quero organizar. Mas, como?

Estou entre deletar tudo ou ficar com tudo. Lembra que falei ontem sobre como é imprescindível ter um CRITÉRIO para se organizar o que quer que seja? Mais uma prova que isso é verdade. Até eu conseguir definir um, a pobre organização de final de ano de arquivos está 100% comprometida.

Alguma dica?  :(


Em tempo: blogs que falam de organização
http://alegarattoni.com.br/ 
http://vidaorganizada.com/ 
http://sernaiotto.com
São ótimos, apesar de que não conseguiram me ajudar nesta encruzilhada. Acho que ainda não tiveram público de acumuladores virtuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário estará visível após moderação. Obrigada!