quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Livro: A Lifetime of Secrets / Livro: Doctor Who - 12 histórias


Leio o site PostSecret todos os domingos, já nem lembro mais desde quanto tempo. É fantástico como alguns segredos tocam a gente e, por outro lado, como as pessoas pensam coisas inacreditáveis também.

Comprei o livro "A Lifetime of Secrets" pela Amazon. Entregaram rápido e o devorei em horas.
Não é o último que foi lançado, o deste ano não encontrei nas livrarias. Mas, na verdade, pouco importa: a natureza dos segredos é  atemporal -- este é de 2007 e todos os segredos poderiam ter sido escritos ontem.


Ele é o quarto livro do projeto PostSecret e "foram selecionados postcards que mostram como segredos podem revelar um impulso momentâneo ou podem nos assombrar por décadas. Foi organizado em ordem cronológica através da infância, adolescência, idade adulta e maturidade".
É assustador e inspirador, ao mesmo tempo.

Apesar de ter sido caro (R$79), fiz questão de comprar para retribuir em parte o que o projeto disponibiliza gratuitamente para todos via site, durante tantos domingos. Sempre acho que precisamos apoiar as iniciativas que nos agradam, que nos tocam.
Recomendo muito a leitura.


O outro livro da foto é "Doctor Who - 12 doutores, 12 histórias". Muito bem encadernado, quase 500 páginas, é de leitura rápida e do ramo da literatura fantástica. Já aviso: quem não é fã de Doctor Who não vai entender a proposta e não vai curtir as histórias.

Tirando a primeira história, que é tão fraca e caricata que não consegui nem chegar ao seu final, as demais são razoáveis, com altos e baixos.
Alguns autores não conseguiram se desvencilhar da visão 100% terrestre de mundo e suas histórias têm argumentos simplesmente tacanhos, como o de um planeta inteiro "inspirado" em Las Vegas -- o quão pequena é essa ideia? Outros pesam a mão nas esquisitices de seus Doutores, e as soluções dos problemas parecem meio acidentais.
No entanto, alguns são brilhantes. As últimas três histórias têm bons argumentos e são bem engendradas, inclusive com uma visão de universo condizente com a série original. E estas têm a vantagem da leitura ser acompanhada da imagem, da voz, roupas, características e trejeitos com que relembramos desses Doutores (do 10th ao 12th).

Eu gostei bastante. Relerei as histórias dos meus preferidos futuramente. :)


P.S.: Postcard nos moldes do projeto PostSecret...
 Faça um você também, é desafiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário estará visível após moderação. Obrigada!