terça-feira, 23 de setembro de 2014

Compras em excesso

O que você espera quando faz uma compra de roupas (ou mesmo de bolsas e sapatos)?
(a) Completar o guarda-roupa?
(b) Combinar com algo que já tem?
(c) Se sentir renovada, iluminada pela nova aquisição?
Infelizmente minha opção atual é totalmente (c).
Estou lendo bastante sobre menos consumo e mais aproveitamento do que já se tem, porém, quando vejo já escorreguei em mais uma peça desnecessária.


Por exemplo, se entro em um e-commerce (este acima é da Animale), logo identifico peças que gostaria de ter no meu armário. Olha só essa camisa de guarás (um pássaro pernalta, pelo visto), ou esse azul/verde maravilhoso, essa laranja e rosa tie-dye ou a branquinha básica de renda? Maravilhosas!!! 
Todas super desnecessárias no meu guarda-roupa -- e, no entanto, aqui estou eu babando por elas.

Na Animale até que é fácil se controlar: qualquer das blusas está por cerca de R$600. Mas e quando pegamos liquidações online?

Esta semana o e-commerce Off Premium fez uma parceria com o blog Futilish e deu 20% de desconto no total das compras para as leitoras. Resultado: comprei quatro peças que eu não precisava, só porque estavam em promoção e tinham mais um desconto final.

Hoje saí com duas delas -- uma camiseta branca com gola bordada e um cardigan todo peludinho na frente -- e ninguém achou nada de mais. Ou seja: a renovação pela roupa nova só existe na minha cabeça, na vida real eu continuo "igual" ao que sempre fui. Se tivesse pegado duas peças que já estivessem no guarda-roupa o efeito seria o mesmo.

Achei importante abrir esse assunto aqui pois muita gente pode estar sentindo a mesma coisa: tratando as novidades das compras como soluções temporárias para ... [complete com o que lhe incomoda] angústia, ansiedade, depressão, baixa autoestima, nervoso, insatisfação, etc., etc.

E para vocês verem que eu realmente estou lendo sobre o assunto, vai aqui um trechinho do texto da Cris Guerra, uma linda, falando sobre como superou seu próprio ímpeto de comprar:


Totalmente minha ídolo! Será que vou conseguir seguir seus passos? #voutentar!!!