domingo, 4 de maio de 2014

Livro: Três Amigas, Todos os Domingos

No meio de inúmeros livros já comprados e aguardando leitura, e de outros cinco títulos começados e não terminados, peguei este e li em 3 dias. Nada como um tema que nos atraia genuinamente, não é?


Gosto dessa ideia de uma amizade forte o bastante para atravessar décadas. Tenho ótimas amigas nessas condições -- pena que não nos vemos com a frequência de "todos os domingos".

Vamos ao texto
Amigas desde o colégio, nos anos 1960, as três mulheres se mantém unidas e como irmãs ao longo de quatro décadas, dividindo histórias atuais de seus 50 anos e recordações que datam desde suas adolescências, namoros, casamentos, filhos pequenos, dramas e alegrias.

Os personagens principais são negros norte-americanos, relembrando tempos em que uniões interraciais eram proibidas e punidas, e que o ódio entre brancos e negros era descarado e mortal.
As "Supremes" (as três amigas) têm personalidades fortes, são lutadoras, e ao mesmo tempo têm entre si a camaradagem e a doçura que só se mostra quando estamos entre irmãs de coração.

Além do tema legal, o livro é interessante por ser narrado em primeira pessoa por uma delas, Odette, e pelo autor onisciente quando se trata de acontecimentos e pensamentos das outras duas, Clarice e Barbara Jean.
A cada capítulo você tem de identificar quem é o narrador e em que fase na vida está, pois os relatos atuais e antigos se alternam. Para completar, dois fantasmas participam ativamente da trama.  :))

Primeiro romance de Edward Kelsey Moore, o livro fez sucesso: figurou na lista dos mais vendidos do The New York Times e foi o livro do mês da Amazon por sete meses seguidos.


Penso que todos precisamos de amigos, sempre. Mas mais ainda à medida em que envelhecemos. Saber que há alguém que lhe conhece desde sempre e que provavelmente está passando por fases parecidas com as suas é de um grande alívio. Para as amigas você não é somente "a filha", ou "a esposa" ou "a mãe". Você é uma pessoa completa, única, que elas acompanham e conhecem a fundo.
Eu amo as minhas amigas! E é por isso e por ter gostado do livro que o recomendo a todas vocês. <3