terça-feira, 1 de abril de 2014

Photoshop: sim ou não?

Ontem saíram duas notícias relacionadas a tratamento de imagem e as duas me impactaram.
A primeira foi ref. a coleção 2014 de Jimmy Choo, onde a atriz Nicole Kidman aparece irreconhecível de tanto photoshop (original aqui).

Quem é essa menina???

Nicole Kidman, atualmente com 46 anos, aparece na campanha com rosto de mocinha e pernas e corpo fortemente photoshopados.
Precisava?

A outra notícia é o oposto da primeira: a cantora neozelandesa Lorde colocou em seu Twitter uma montagem: seu rosto retocado por uma publicação internacional acima de uma foto sem retoque algum, onde aparecem marcas de acne.

Ela, voluntariamente, nos mostrou que é gente como a gente, não é perfeita
 -- que não precisa ser perfeita!!! -- e isso só a aproxima do resto do mundo.


Me espantei com a falta de noção da primeira campanha e achei incrível Lorde ter se exposto assim.
Os meios de comunicação precisam modificar a forma de pensar suas imagens. Um rosto liso, fresco, e cabelos longos, bem cuidados, chama a atenção e faz vender o produto.
Ok.
Então escolham uma modelo no frescor de seus 16 anos se é isso que querem que seja mostrado.
Se escolherem uma atriz renomada que está nos seus entas, ela tem que estar reconhecível, tem que mostrar a idade, o rosto real que a deixou famosa.
Qual a ideia atrás de transformá-la em uma pessoa irreal e moça? Que não devemos envelhecer? Que não ser mais jovem é feio? Que só temos valor enquanto apresentamos um rosto liso e um corpo esquelético?

Lorde, parabéns! Virei #fã de sua atitude.
Nicole Kidman, que pena: fica para uma próxima vez vê-la em uma campanha, pois estas fotos definitivamente não a representam e ainda prestam um desserviço às mulheres.

#Por um mundo mais REAL e menos plastificado!