quinta-feira, 27 de março de 2014

Manual das compras online - III


O Manual I tratou dos itens fáceis de comprar online, devoluções e citou produtos de difícil acerto.
O Manual II falava sobre compras em sites estrangeiros, Clubes de compras, e sites como o eBay.
O III foca no que devemos fazer para comprar uma roupa online (produto difícil) e essa experiência não ser uma furada.

Antes de mais nada, um ponto importante: prefira a compra presencial, nas lojas físicas.
Dá mais trabalho, cansa, às vezes não tem numeração, cor, etc., mas quando você traz um item para casa é certeza que gostou muito dele, vestiu bem e você vai usá-lo bastante --> e este é o princípio da compra inteligente: o custo REAL da roupa é seu valor em R$ dividido pelo número de vezes que a mesma é usada.
Ou seja, quanto mais vezes você usar uma peça, relativamente mais barata ela fica.


Mas às vezes não dá para irmos à loja física e a internet acaba sendo a companheira de compras.  
Vai comprar roupa online? Então, siga o segundo ponto importante: Só faça o pedido se o site disponibilizar a composição da peça e detalhes da medida para cada numeração.

Vamos lá:
Composição
Especifica os materiais de que é feita a roupa e em quais proporções aparecem.
Cada pessoa pode ter uma forma diferente de tratar essa informação. Eu priorizo comprar peças 100% seda, ou 100% algodão, ou uma mistura desses, ou com viscose. Não compro 100% poliéster nunca. Aí é uma questão de gosto.

Tamanho
Todo mundo tem alguma parte do corpo mais difícil de vestir. Ou os braços são gordinhos, ou tem muito busto, ou não tem cintura, e por aí vai. Por isso é tão importante que as medidas estejam disponíveis.
Por exemplo: no meu caso o fator limitante é a medida do busto. Não adianta a peça ser tamanho G se só tiver 85cm de busto. E como por aqui não há normatização de tamanhos, sem essa averiguação não dá para comprar.

Como se informar sobre esses detalhes? 
Alguns sites disponibilizam muitos dados, outros não.
A logística para colocar todos esses detalhes em cada nova peça de roupa que entra no site deve ser dar um trabalho imenso! E deve ser por isso que alguns simplesmente ignoram nossas necessidades enquanto consumidoras.

Exemplos (para o bem e para o mal):
Obs.: procurei por "t-shirt" em 4 sites, escolhi os exemplos à esmo, montei os quadros abaixo com as informações disponíveis, sem julgamento sobre as peças em si, somente focando no que está sendo comunicado sobre elas, sendo que elas representam exatamente como os sites apresentam todas suas explicações para o público.

Clicando em Detalhes você tem informações sobre corte e modelagem da camiseta; clicando em Medidas tem a especificação de ombros-busto-comprimento para cada tamanho.
Parecer: Ótimo.


Aqui a composição está clara, assim como detalhes de modelagem. No entanto, no item "Medidas" eles colocam as medidas da modelo que aparece provando a peça. 
Que coisa mais inútil! A não ser que você tenha as mesmas medidas dela, de que adianta isso? Como saber como escolher entre P, M e G se não há informações?? 
Parecer: Insuficiente.
 

Há informações de modelagem e composição, seguida de informações precisas da peça para cada tamanho, incluindo qual tamanho a modelo está provando nas fotos.
Parecer: Ótimo.


A descrição da modelagem é pouca, só faz referência à gola ser um U profundo. Dá a composição, porém ao clicar no guia de medidas não há informação alguma, só uma tela vazia.
Parecer: Insuficiente.

Quando o site indica "tabela"ou "guia de medidas" o que você vai encontrar é um quadro com valores médios para cada tamanho -- é uma planilha geral, sem especificações, sem levar em conta a modelagem de cada marca, somente para você ter uma IDEIA do que vai encontrar ao comprar naquele tamanho. Não é certeza que um n.°42 ou M tenha 75-78cm de cintura, como descrito (vide abaixo). Pode até ter, mas é apenas uma adivinhação, a roupa não foi realmente medida.

Seguir tabela não é certeza de compra certa!


Com isso em mente, 'bora fazer compras e buscar sites novos.
E para mostrar que o que falei não é frescura, vejam o print screen do pedido que foi entregue ontem (este post aqui), sendo que todas as blusas ficaram PERFEITAS:


Um só pedido, uma mesma loja, tudo para a mesma pessoa. Tamanhos PP, P, M e G.
Viu como é difícil comprar roupas online? Só mesmo usando fita métrica e procurando por informações precisas para não dar [muito] errado.   ;)