quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Livro: O inverno da nossa desconexão

Amei esse livro! A autora, Susan Maushart, passou exatos seis meses com sua casa totalmente desconectada de qualquer tela e aparelho eletrônico. Com três filhos adolescentes também participando (meio à contragosto) do que ela chama de "O Experimento", você pode imaginar o quanto de material ela reuniu para ser contado.


Além de narrar em forma de diário como foi O Experimento em sua casa, ela incluiu extensa pesquisa e citou estudos e livros com as mais diversas opiniões sobre mídia e adolescentes. Há muito material para quem quiser se aprofundar no tema.

O livro me fez parar e pensar o quanto perdemos tempo em mídias sociais. No meu caso, Twitter (digo essa porque não curto Facebook, MySpace, etc.). É raro, porém às vezes fico horas lendo os  tweets dos últimos dois dias, por exemplo, passando os olhos sobre coisas que, em 95% das vezes, não me interessa o click, só para depois pinçar aqui e ali alguns poucos itens vagamente intrigantes.
E depois me dei conta dos blogs, onde acontece uma coisa pior: enquanto não abro diariamente todos que acompanho, parece que minha "lição de casa" não está cumprida. Que loucura!!!

Considero uma sorte ter recuperado minha habilidade de leitura de livros: tanto o prazer dessa leitura quanto a fluência, algo que nos escapa quando estamos tão habituados às mensagens rápidas e às trocas instantâneas de assuntos. Com o predomínio dos pequenos textos e muitas imagens versus livro físico, massudo e com muito texto que se mantém sempre no mesmo assunto, fica realmente parecendo que, atualmente, a leitura de livros é algo não mais possível de ser feito com prazer. Ledo engano! Continua uma delícia, um oásis na loucura da cidade, da correria, do trabalho.

Desconexão
Acredito que não conseguiria passar seis meses desconectada (seis dias, talvez?), porém não dá para ignorar que o micro ligado à internet nos toma um tempo enorme do dia, tempo esse que é, muitas vezes, completamente improdutivo. A partir da leitura "Do inverno…" vou mudar meus hábitos, com certeza!

E no final você vai se espantar de como cada um reagiu de formas diferentes e incríveis a esse tempo sem TV, internet, computador, vídeo-game, ipod, celular e fone sem fio em casa.
#valeapena