sexta-feira, 5 de abril de 2013

Livro: Morte Súbita

Como todos sabem, Morte Súbita é o livro voltado para o público adulto da escritora J.K.Rowling, autora de Harry Potter.
Trata da vida em uma cidadezinha e suas intrigas, focando a ação nas tramóias visando a ocupação do cargo vago após a morte inesperada de um conselheiro distrital (daí o título em inglês ser mais fiel ao enredo: The Casual Vacancy).


Ficou claro para mim que ela pesou na mão em palavrões e situações grotescas visando caracterizar o livro como "adulto". Há vários diálogos que são praticamente só de xingamentos entre os personagens.
Porém, apesar dessa característica não me agradar, a trama é extremamente envolvente e você não consegue largar a leitura -- tal qual ocorria com Harry Potter. Não há dúvidas que ela é uma ótima contadora de estórias, com trama intrincada e inúmeros personagens com facetas distintas.

Só não espere um livro leve: há um relato cru sobre personagens drogados, famílias violentas, toda sorte de inabilidades sociais. O melhor adjetivo para ele, na minha opinião, é "sórdido". Mas por pior que seja a situação descrita, você fica colado ao livro, aguardando ansiosamente o desenrolar daquela narrativa tão bem urdida.

São 500 páginas que voam. Vocês já leram?