sábado, 12 de janeiro de 2013

Garfo para emagrecer

Achei essa notícia curiosíssima e, ao mesmo tempo, com grande potencial de dar certo: o garfo é uma novidade batizada de Hapifork. Foi mostrada na feira de tecnologia Consumer Electronics Show, que está acontecendo em Las Vegas até o dia 11 de janeiro/13, e foi criado pela empresa Hapilabs, de Hong Kong.


Bem próximo de um talher comum (parece mais aqueles para crianças), tem um sensor que identifica e controla, com uma alerta vibratório, a rapidez que o alimento está sendo levado à boca.
Como o corpo demora pelo menos 20 minutos para começar a dar sinais de saciedade, ao diminuir a quantidade e velocidade do que está comendo a pessoa conseguirá controlar melhor seu peso e até a qualidade da refeição.
Além disso, os dados são armazenados em um aplicativo para iphone que fornece gráficos da velocidade e tempo de cada refeição, fazendo com que se torne mais fácil se policiar, ao ter consciência clara dos seus hábitos.


Pois bem. Achei super interessante e resolvi me conscientizar de como estou me alimentando, mesmo sem o Hapifork. ;)

Vocês não vão acreditar o que aconteceu: passei a mastigar bastante e a pousar o talher no prato entre cada garfada. E isso me deu uma sensação horrível de estar sendo... ineficiente!
Incrível! A gente está tão acostumada a correr para tudo e fazer o maior número de tarefas no menor tempo possível, que diminuir o ritmo da refeição me pareceu um sacrilégio.

No entanto, lutei contra essa sensação e terminei a refeição comendo muito menos do que teria comido na "velocidade padrão".

Vale muito a pena essa atenção ao tempo de ingestão e de mastigação dos alimentos. Espero que consiga lembrar disso sempre -- senão, provavelmente serei uma futura proprietária de um Hapifork, que hoje está à venda nos EUA ao custo de US$100.

Reservem um branquinho para mim, por favor. :D