sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Manual das compras online - II

Sites "gringos"
Comprar na ASOS, Saks, Bloomingdales, Net-a-Porter, etc., é uma opção que precisa ser bem pensada, caso a caso.
Quando o valor da peça mais o frete ficar abaixo de US$50, não haverá taxação pela Receita Federal brasileira. Nesses casos, as peças costumam ficar com preço competitivo e muitas vezes é legal podermos escolher algo diferente do que temos por aqui.

Se o valor da peça mais o frete ficar acima de US$50, prepare-se para a taxação certa, e calcule-a como 100% do valor da peça (aproximado, mas dobrar o custo dá uma boa ideia do valor final). Some-se a isso a conversão do Dólar para o Real (x2,18 hoje) e... normalmente dá um valor proibitivo.
AT.: atualização de maio/2013 - Correios brasileiros estão taxando mesmo abaixo de US$50. Leia detalhes aqui.
Devido à taxa dobrar o custo do produto, considero uma boa opção de compra quando os sites gringos estão oferecendo mais de 50% de desconto. Aí acontece o seguinte: preço especial mais taxa = preço normal. Ou seja: você compra aqui no Brasil pagando o preço que compraria se estivesse visitando os EUA.

Não custa ficar de olho: às vezes eles têm produtos incríveis por preços camaradas. Olhem só essa clutch da ASOS, por 20 Libras:

Matéria da Elle inglesa de nov/12, destacada no blog Fashion Gazette

Essa eu comprei, e veio perfeitinha, é super linda. E como foi abaixo de US$50 = sem taxas. Yes!!!

Dica 1: na ASOS evite comprar malhas de lã. São extremamente quentes, não condizem com o clima daqui.

Dica 2: para você ter uma ideia rápida de qual seria o valor da conversão para Reais com as taxas, multiplique o valor em Dólares por 4 e terá uma boa aproximação. Com a taxa de câmbio atual, e levando em conta que os fretes estão absurdos (de US$25 até US$55!), vai ficar mais correto se multiplicar por 4,5 -- mas X4 dá para fazer de cabeça e já dá a ordem de grandeza aproximada.

Dica 3: a ASOS está numa campanha de frete grátis. Super vantagem! Lembrando que a conversão é para Libras, não é Dólar, e tudo fica bem mais caro na conversão: hoje é de R$3,43 para cada Libra Esterlina.



Clubes de Compra
Há vários, tenho experiência com a Coquelux e com o MyHabit (site de moda da Amazon).
Aqui o truque é ter muita calma e bom senso na hora de escolher as peças. Como os valores são sempre promocionais, dá vontade de "aproveitar" todas as ofertas, o que é inviável para o bolso, a longo prazo.

Tenho feito o seguinte: vou escolhendo as peças e abrindo os itens em novas abas no navegador. Depois repasso todas sob o crivo do custo x desconto x quanto eu vou usar.

Por vezes deixo tudo no computador e vou fazer outra coisa, voltando depois, mais 'calma', para rever as escolhas. E também tenho levantado do micro para olhar meu armário, ver se não tenho nada parecido com o que estou namorando, e se o item vai coordenar com o que já tenho.

Com isso, descarto uns 80% do que havia separado inicialmente.
Hoje mesmo teve evento Camila Klein na Coquelux. Imperdível para quem é fã absoluta da designer.
Coloquei uns 6 itens na "espera" e depois fui checando um a um: terminei só com um broche, que é algo diferente de tudo que tenho em casa.

Descartei porque 23cm de circunferência é muito grande para meu punho.

Lindíssimo o brinco, e muito bom preço. 
Não comprei porque acho 4,5x4,5cm um tamanho esquisito.

Ou seja: tem que olhar TODOS os detalhes!!!

Vontade de comprar todos os itens? Claro! Muita vontade! Mas não dá para todo dia fazer compras em excesso, e é aí que mora o perigo dos Clubes de Compras.
Se você vai se filiar a algum agora, cuidado: segure firme o seu cartão de crédito, porque a tentação é enorme!  ;)



eBay
Não tenho experiência suficiente para discorrer sobre o eBay, mas é sabido que normalmente os produtos têm um custo muito menor do que o encontrado nas lojas físicas. 
Sabe bijuterias statement, bem atuais, com elementos como neon, spikes, pedras coloridas? Essas você compra via eBay por poucos dólares e muitas vezes sem custo de frete. 

Tenho exatamente essa pulseira, e custou 5 vezes mais comprando aqui no Brasil.

Nesses casos de modismos, é super válido comprar barato para usar meia dúzia de vezes, enquanto houver a febre desse tipo de acessório. Principalmente porque várias lojas daqui usam esses mesmos fornecedores e vendem por até 10 vezes o custo do eBay.

Não espere, no entanto, receber uma peça perfeitissimamente bem acabada. É qualidade de produção chinesa em massa e a preço baixo -- não vamos querer milagres, não é?

Bolsas
Muita gente compra bolsas no eBay, réplicas de famosas inclusive, porém elas são todas de couro fake e, novamente digo, não dá para esperar que sejam muito bem feitas. Acho uma opção para mocinhas, mas na minha opinião não é para as entas -- sou muito chata com esse acessório, sempre acho que a bolsa deve ser a mais especial e de mais alta qualidade que se consiga comprar. 
Maaas, cada um tem uma visão sobre isso e o eBay está cheio de oportunidades interessantes, dentro do que já foi falado: compre já sabendo que a qualidade não é a preocupação principal.

Para saber mais sobre o eBay, sugiro acompanhar o blog Futilish e sua tag Comprey no Ebay: sempre tem algo interessante e destaques de peças novas a cada semana.