sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cópia

Acabei de ver que a camisetinha que comprei com o logo YSL, que julguei ser uma brincadeira totalmente brazuca (têm tantas com o logo da Chanel, em tantas formas), é na verdade uma cópia de uma camiseta da Yves Saint Laurent que existe e é de linha deles!!!

Veja só:
Esta é da Loja da Ju, que revende produtos importados, e está custando R$ 1.300,00


É claro que ninguém seria capaz de achar que uma malhinha como a que comprei seja uma legítima YSL - mas não gostei!!!! Comprei achando que era uma brincadeira criativa e a coisa se mostrou na verdade ser um plágio.
Ainda nem recebi. Será que devolvo?????



Nesse mesmo site da Loja da Ju vi esta bota Chloé, modelo Susanna, custando R$ 3.350,00. E tive certeza que já a havia visto antes por aqui....


 Pesquisando um pouco, eis a que eu tinha visto:
Uma Schutz, PARECIDÍSSIMA!!!
(a Chloé também faz a Susanna nesse tom de vermelho)


Então, o fato é que estou ficando desanimada. 
Não dá para termos conhecimento de TODOS os designs famosos, tudo que está na moda, para referenciar contra o que vemos nas vitrines. 
Do jeito que está a coisa, parece que o "normal" passou a ser consumir cópias, mesmo sem saber e efetivamente sem querer...


Dois links com ótimos textos:
1- A tênue linha entre o plágio e a inspiração, de uma blogueira muito inteligente que atende por Sis (o primeiro nome é Sophie).
2- Associação francesa promove campanha contra artigos falsificados, notícia veiculada pelo Modaspot em 30 de maio de 2012.