quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sapatilha de gato inspired

Todo mundo está notando a profusão de sapatilhas de gato Charlotte Olympia inspireds invadindo as lojas e o e-commerce, não é?

Encontrei uma de felino, tão fofa quanto, e completamente original:

Que tal esse meu "gato"?  ;)

Ficou super confortável e lindinho nos pés.
Comprei na Dafiti e entregaram em 2 dias!


Originais X inspireds X fakes
Fazendo uma rápida pesquisa na internet deu para ver que a posição das pessoas sobre esse assunto é muito explosiva. Não há meio termo, sendo que a maioria dos comentários que li defende as inspireds com unhas e dentes.

Esta foto do blog Garotas Estúpidas mostra sapatilhas Charlotte Olympia inspireds absolutamente idênticas à original.
Não consigo achar isso correto. Se a coisa é IDÊNTICA, passou do ponto de ser inspirada na peça original: virou plágio.

O correto seria realmente se inspirar e usar a ideia como ponto de partida para algo parecido, mas não idêntico. Sei lá, fazer um gato com olhos diferentes, com pedrinhas nas pupilas, piscando, com linguinha de fora, ....
Mas não. Fazem tão igual que não dá para saber qual é a cópia e qual é o original.

No fundo, acho que isso é um desabafo porque estou sentindo falta de ver coisas novas e diferentes nas nossas lojas. Repararam que as bolsas andam todas inspireds na Mulberry, na PS1 ou na Céline trapeze ou na tote?
Criatividade, pessoal!!!


Por outro lado... seguir moda é algo que anda junto com a cópia, com o desejo de se ter aquilo que é declarado como fashion naquele momento. E não dá para negar essa vontade universal de ter algo de design consagrado.
Ou seja: dá para entender esse mecanismo de anseio pelas cópias. Só penso que as empresas não precisariam ser tão literais quando preparassem suas versões das peças consagradas.