sábado, 25 de fevereiro de 2012

Guarda e Validade de Cosméticos

Este é um post totalmente Farmacêutica feelings. Preparem-se ;D

É super importante fazer corretamente a conservação e guarda de cosméticos e cremes afins.
Já escrevi para sites, que tinham textos indicando a guarda desses produtos nos banheiros, explicando que o banheiro é um lugar totalmente inadequado para se manter cosméticos e medicamentos, pela constante alteração de temperatura e pela umidade do ar.

Mas é difícil escapar de ter um creminho bem à mão sobre a pia, não é?
Bom, o que eu recomendo, nesse caso, é que mantenhamos na pia somente os itens de uso diário cujas embalagens sejam incômodas de transportar.
Todos os demais cosméticos como rímel, batons, lápis, etc., o ideal é deixar num organizador dentro de um armário, onde ficam protegidos do calor, da umidade e da luz. E estando em um bom organizador, fica fácil transportá-los para o banheiro, se esse for o local escolhido para a maquilagem.

Eu gosto de organizador de acrílico, de uma só bandeja. Mas é porque eu tenho poucos itens, não sou muito chegada em cosméticos.


Para as mais "animadas" com o setor, há caixas de vários andares, várias divisões, e até maletinhas. Tudo é válido para retirar nossos produtos do esquenta-esfria e do vapor.



Qual sua favorita?


Prazo de validade de cosméticos
Há algum tempo fiz uma pesquisa grande sobre validade dos produtos após a primeira abertura e uso. Li vários artigos, inclusive de um farmacêutico bioquímico, e abaixo está um resumo de tudo que encontrei. Espero que seja útil!

RESUMO
Rímel vale de 3 a 6 meses
Esmaltes duram de 9 a 12 meses
Bases, corretivos, cremes, hidratantes e demaquilantes valem de 8 a 12 meses
Pó facial, blush, pancake, sombras, gloss, batons e tônicos valem por 12 a 18 meses
Lápis de olho, de boca e delineadores valem por 18 meses
Filtro solar: após 12 meses verificar odor e textura. Se estiver ok, pode ser usado até máximo de 24 meses.
Perfumes: 2 anos inalterado. Após isso pode ser usado, mas estará com cheiro alterado pela oxidação.

Outro ponto importante:
Não divida a maquiagem com outras pessoas. Isso pode provocar contaminações como: conjuntivite (rímel, lápis na forma cremosa, delineadores) ou mesmo de vírus como da herpes (batons, gloss lápis).