domingo, 29 de janeiro de 2012

Livro: Um Dia

Acabei de ler o livro "Um Dia", de David Nicholls.

O enredo é interessante, achei a proposta inédita: o livro se passa ao longo de 20 anos, porém contando somente sobre um dia de cada ano, sempre a data em que os personagens se conheceram.
Prende muito a atenção, pois esse intervalo de um ano entre as narrativas exige que você use sua imaginação para preencher as lacunas, perceber os saltos dos acontecimentos nesse período de tempo.

Por outro lado, é muito cheio de diálogos (estilo comercial atual, que faz a leitura ficar mais fácil) e o argumento é muito forçado - grande amizade/amor nasce de UM DIA de convivência e sobrevive por 20 anos?
Mas relevando a improbabilidade, é um livro interessante, bom para distrair e depois passar para a frente - na minha opinião, não é um livro para ficar relendo, para compor a biblioteca pessoal...

Abaixo está a resenha que aparece no site da Livraria Saraiva:
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. O filme, dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, que também dirigiu Educação, traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley.


Se a intenção for ler algo leve e cativante, vale a pena.