domingo, 13 de novembro de 2011

IHT Hot Luxury

Esta semana tivemos em SP o seminário sobre o luxo do International Herald Tribune, o IHT Hot Luxury, organizado por Suzy Menkes, a respeitada inglesa editora de moda, jornalista e crítica de moda mais importante do globo.

Acompanhando as resenhas, ficou claro que a visão que as grandes marcas estão formando sobre o Brasil é a de um mercado em expansão e entusiasta, contrastando com o pessimismo atual da Europa e EUA.

Um excelente artigo foi escrito por Suzy Menkes no NY Times, explicando como o mercado do luxo funciona aqui e como as marcas estrangeiras vêem o nosso mercado. Vale a pena ser lido (está em inglês).


Após ler as qualificações e, em especial, o artigo que a Suzy escreveu, refiz minhas ideias iniciais sobre ela.


Havia ficado chocada com sua figura estranha, com esse topete no alto da cabeça, e suas combinações de roupa nada harmoniosas (apesar de serem peças grifadas - saia Pucci e o blazer Yves Saint Laurent).

Porém, no final ela provou que uma pessoa inteligente deve ser vista além das suas peculiaridades de vestimenta.
E até penso, agora, que ela criou essa persona diferente e exótica para trabalhar no mundo da moda sem ter que seguir as tendências, fazendo do seu estilo algo único.

Continuo não gostando do seu visual, mas que ela é uma mulher inteligente e de valor, disso não há dúvidas.

8 comentários:

  1. A inteligência e o arrojo dela para tratar com assuntos pertinentes á moda é o que a torna tão excepcional. Excepcional de tal forma que,independentemente de sua estética pavorosa (e que pavorosa),impõe seu carisma intelectual sobre o assunto conjuntamente de sua porporcional personalidade + excelência no assunto. Tal ponto acaba proporcionando interesse pelo o que ela tem a dizer (ou a escrever com seus artigos tão bem articulados e desenvolvidos), estes que mostram a moda por um ângulo além da estética, apresentando então toda a mobilização social, cultural e econômica, sendo comentada e analisada de uma forma totalmente fora do senso comum. Esse aspecto acaba que também proporciona um super interesse pela moda ao observar todos esses pontos. Profissionalismo dos mais afiados e um conhecimento do campo prático-executivo como ninguém. (talvez ela não entenda da parte de aplicação da moda - parte estética,de beleza - para si mesma, bastando ver sua estampa estranha, mas que ela sabe muito bem o que vende, quanto custa, como isso mobiliza sociedade e economia, aaah sabe! e como ninguém!).

    Como nao gostar de gente assim?
    (pra ver como saber de moda vai muito alem de uma estetica bonita ou não. Definitivamente, moda - e estilo - acima de tudo é postura - e Suzy tem de sobra).

    E ingleses..por quê sempre tão exóticos nas roupas?rs

    ResponderExcluir
  2. É mesmo!
    Carol, creio que hoje vi na vitrine da Corello a sapatilha com glitter que você escolheu: você descreveu como prateada, mas ela é quase "furta-cor", não é? Vários tons claros, sem ficar chamativa - pelo contrário, achei-a super usável. Realmente ótima compra! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo!
    A loja chama de prateado mas é um furta-cor sim, que a maior parte das vezes se mostra como um champagnezinho.
    A escolha foi difícil, mas eu a adorei pelo fato do glitter ser aparente mas com muita delicadeza. Energia e suavidade.
    Tá sendo meu xodózinho ultimamente hahaha
    Um dia quero comprar as outras também, simplesmente me apaixonei - e me apaixonar por sapatilhas é coisa rara!haha
    Mas que bom que gostou! Super recomendo!
    No fim de semana fui olhar melhor a S.Lolla e definitivamente, gostei mais da Corello. Lá,inclusive, vi uma espadrille de glitter (ou algum tipo de lantejoula)cor de cobre, linda muito delicada, tendo ainda um ar rústico (!) bárbaro. Até minha mãe que não é muito fã de peças brilhosas gostou. rs
    Corello está demais! um must!
    Beijos

    p.s.Logo mais mando uma foto da bonitinha. Ia passar antes mas faltou tempo.

    ResponderExcluir
  4. https://twitter.com/?photo_id=1#!/mclandeau2/status/136469818198073344/photo/1 a foto é mais ou menos (e ai ela está mais prateada haha) mas dá pra ter uma idéia :) super usável e combinável. amo <3
    beijos

    ResponderExcluir
  5. http://pic.twitter.com/l24uqPS2
    http://pic.twitter.com/9xHraTRy
    http://pic.twitter.com/k8L8tk7J
    http://2.bp.blogspot.com/-ZxeS5xoIprM/Trha4cSLHWI/AAAAAAAAFBU/h0mq2836sLk/s640/sapatilhas%20glitter.JPG

    :D
    a última é uma boa imagem ilustrando as duas cores...mas faltou o modelo que tem um lacinho :/

    http://1.bp.blogspot.com/-3rWrHby1i2U/TrbZrhvFHMI/AAAAAAAACpw/FiFUAX8cscQ/s640/DSC01355.JPG
    e eu quero TANTO essa oxford. hahaha é linda demais e super verão. classudíssima.

    Ai estão!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Uau! Você caprichou nas fotos. A das 3 sapatilhas juntas vc tirou na Corello mesmo? Boa ideia! Aliás, posso complementar o post do glitter incluindo essa sua foto?
    Quanto ao oxford, o modelo é lindo - mas eu ainda hesito em apostar em sapato com predominância de branco. Sei lá, acho que não vai combinar com nada... Depois me conta se deu certo! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Claro que pode! Fique a vontade!
    Tirei na loja sim..nao gostei da ultima sapatilha (apesar de ficar fofa no pé) mas como a atendente trouxe.. :) E sapato branco sempre da um receio né? Inevitavel! Mas gostei tanto do ar 'Tropez dela nessa mistura, que acho que com o boom de cores fortes e dos tons e tecidos naturais deve dar uma boa combinada...mas evidente que seria um visual menos basicão e mais estiloso, produzido rs É pra lista dos "de risco".
    Vamos ver como será..Qdo comprar te conto!!:) bjs!!

    ResponderExcluir

Seu comentário estará visível após moderação. Obrigada!