segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cabelos

Não entendo de cortes, tratamentos, produtos. Na verdade, não tenho paciência com essa parte informativa sobre cosméticos, pele e cabelo, e acabo ficando somente com a noção geral que todo mundo tem.

Vou opinar aqui sobre cabelos porque encontrei uma foto muito legal e porque foi um pedido, também.

A foto é a seguinte:
Ah! por essa ninguém esperava, não é? Ao invés de uma atriz, uma boneca!
É que achei que a Barbie ficou muito melhor com esse corte chanel! Foi marcante como saiu da mesmice e ficou moderna.

Antes:
Meio sem graça, não é?


Atualmente, com todos os tratamentos estéticos que estão disponíveis, tenho visto cada vez mais mulheres mantendo a aparência jovem por muito e muito tempo, e abusando disso.
Abusando no seguinte sentido: andando junto com as filhas usando as mesmas roupas e cabelo das jovens. Sério, tenho visto muito disso!

- Mas se elas têm corpo para usar jeans e camiseta, e cabelos longos e cuidados para exibir, qual o problema?
O problema é mais de expectativa do que qualquer outro.

Ao ver um grupo andando, de costas, você vê três moças magras e com cabelão comprido, como é o must da juventude. Aí, de repente vê uma delas de lado e toma o maior susto, pois é o rosto de uma mulher de 40-45 anos, no mínimo.
Contra a expectativa de que era uma jovem de 18, a frase imediata que nos vem à cabeça é:
"- Nossa, que velha!!!"

Isso não é justo, ela está ótima e não é velha. Mas em comparação com a imagem de juventude que a nossa mente formou sobre como ela seria, o veredicto é esse.

Portanto, mesmo que cabelos compridos sejam bonitos, são nitidamente uma marca registrada das muito jovens, e à medida em que vamos galgando mais anos, o corte para algo mais curto é bem visto e, normalmente, é o que fica melhor.

Se até a Barbie ficou melhor, quem sou eu para discordar? ;)

4 comentários:

  1. Barbies! *-* hahaha AMEI! Que surpresa!!
    Primeiramente, obrigada pelo 'pedido atendido' rs.
    INTERESSANTÍSSIMO uma post justamente com um ícone fashion como a Barbie! Esta que há décadas dita tendência e dialoga sobre estilo!
    (aah e eu sempre amei. nunca gostei das bonecas 'padrão' mas estas...puxa! será que é por isso?)


    Nossa, usei um chanelzinho igualzinho no ano passado..! :D foi assim que descobri como os curtos davam certo em mim também (desde que me conheço por gente tive cabelão e sempre foi meu must-have..foi uma boa experiência)
    Altura do pescoço ou do ombro é sempre muito feminino!
    Mas eu tive sorte de ter dado certo (eu fui arriscar sem ter pensado antes se ficaria bom e dei sorte haha)...é uma pena, mas mesmo sendo clássico, não é exatamente um corte que dá lá muito certo pra todo Mundo (muitas vezes o cabelo não comporta,ou o corte envelhece ou fica chapadão D: - exemplos no mundo há milhões), mas mesmo com tantos condicionais, ainda assim é uma opção :)

    (E a Barbie ficou tao delicada! - como um Chanel deve ser - Mesmo ela sendo tecnicamente under-style por causa da tattoo e das caveirinhas,hehe.
    Adorei o diferencial, pois mesmo com a mudança de estilo - não somente de cabelo - não perdeu o ar Barbiezesco).

    E concordo com você. Também achei sem graça o segundo. Uma onda é super bonita, sou super fã, mas acho que boas camadas bem feitas são sempre mais interessantes que uma tsunami chapada, rs (Além do mais, tadinha da Barbie. Credo,que testão é esse que ficou nela?:( me surpreende que o famoso loiro ondulado tenha sido feito com tamanho tédio. Ela já teve opções melhores,rs)

    Aliás, acho que camadas (feitas com tesoura - navalha jamais) sempre funcionam pra maioria, mais que os repicados, desfiados, retos.. dá sempre uma leveza, uma suavizada, um balanço e fica prático, moderno e feminino o suficiente. E o melhor de tudo: serve pra todos os comprimentos e em todas as idades! (longos inclusive para senhoras).
    Os outros estilos sempre tem um condicional pra funcionar: Um tipo de rosto,de traços,o tipo de cabelo..etc. (seja curto ou longo)

    Nada como a adequação não é? É muito positivo mostrar conservação, cuidado e juventude mas sem parecer um protótipo fake..senão fica algo bizarro! E ai justamente cria um efeito contrário, dá aquela impressão de poserismo, de velhice e de algo pouco vistoso - super desagrável.
    (A belíssima Marilia Pêra sofreu deste mal numa mudança para um papel atual, que ao invés de expôr a constante conservação e beleza da atriz, deu-a um ar de artificialidade, desgaste, e uma falta de viço terrível).

    Sou a favor que um bom físico ou belo cabelo sejam explorados...acho que não tem nada errado e é muito legal usar desde que a pessoa não queira se mostrar igual á uma jovem 20,30 anos mais nova. (como você bem disse, fica até injusto o julgamento diante da impressão assustadora que algo destoado provoca)

    Há tantas coisas para se usufruir em cada faixa etária,não é porque ela tem um lindo corpo ou lindo cabelo que precisa fugir disso ou pior, fingir ser algo que não é usando itens que transmitem outra faixa (Geralmente mais nova).

    Cabelo e físico não são mais determinantes para jovem-velho, já que eles podem acompanhar a faixa, mas sair da linha da naturalidade realmente fica complicado - nada bacana uma senhora usar uma tintura ou um penteado muito juvenil, ou uma roupa de alguém de outra faixa só porque ela tem um belo cabelo e físico; esses aspectos podem ser explorados com maestria acompanhando os estilos mais maduros (aqueles rabos de cavalo poderosos são uma boa opção para quem tem um lindo cabelão, por exemplo, ou um penteado que tenha um quê de imponência e seriedade.
    Geralmente é preso pois usar soltão dá um ar de descuido e jovialidade mal-feita).

    ResponderExcluir
  2. Nada mais lindo se ela parecer cuidada,conservada e rejuvenescida, mas ainda assim uma mulher madura; e ela pode estar atendida mesmo assim do belo físico e do belo cabelo. (Sônia Braga e Luiza Brunet tornaram-se belos exemplos de adequação,conservação,fisicão e cabelão! - Ou a própria Costanza Pascolato e seus penteados classudos e imponentes).
    É muito mais surpreendente, inspirador e agradável valorizar a própria idade\faixa. :) lindo de se ver!

    A idéia de cabelo curto ou preso não veio á toa para mulheres adultas. Geralmente, com o natural envelhecimento orgânico, o cabelo perde viço, força e até quantidade, necessitando um corte que disfarce e\ou transmita mais vigor e cuidado, ou então ao invés de corte, um penteado que crie uma ilusão e valorize o que restou de bonito (pode ser uma textura, uma cor, um volume..varia de pessoa a pessoa). Os penteados são mais comuns para quem tem cabelão, ou seja, apesar do desgaste natural esse aspecto manteve-se bem, mas por adequação e melhor viço, um belo penteado está ai pra isso.

    Mas engraçado que não é uma lei absoluta. Para muitas, mesmo novas, o cabelo curto pode ficar melhor, e para muitas, mesmo maduras, fica melhor o cabelo mais longo. Seguir o natural e o que lhe cabe melhor nunca tem erro.

    Conservação está sempre acompanhada da faixa etária. Bacana se você tem 40 mas parece de 35. É algo cabível.
    Ver senhoras, muito bonitas, de 50 mas vestidas como uma de 20 dá medo..ela poderia arrasar usando algo de 40,50 e exibir essa beleza toda que se manteve mas já sendo madura.

    (me lembrei de Beverly Hills ou os viciados em estética que perderam a noção de beleza e naturalidade...aberrações brotam :(((
    não adianta nada seguir o trendy ou o dito 'jovial' se não te valoriza ou se simplesmente fica inorgânico, né?)

    Coisas artificiais realmente não rolam..ainda mais se tratando de idade.

    Agora é claro, cortes mais curtos também são super benvindos e há uma imensa variedade! Modernos,charmosos e femininos.
    Além do mais, pra evitar dificuldades, recorrer á eles pode ser melhor..mas sempre considerando os quesitos estilo,proporção e necessidade (seja pro estilo de vida,quanto aspecto físico á ser disfarçado ou valorizado). ;)

    Off-topic
    Tem um site muito legal, que não sei se você conhece (o lookbook.nu) que agrupa milhões de fotos de diversos looks e peças montadas por pessoas de todo o Mundo :) é muito interessante,e legal pra garimpar inspirações, wishes e recortes!
    Você falou que é boa para recolher recortes...Se você gostar,pode ser legal pra gerar temas aqui ou ilustrar posts :D
    fica a dica.
    Btw, achei um outro croqui (esse mais conceitual) muito bonito! Tem muito das cores da moda e essa tendência greco-gipsy-marítima :D
    http://callista1981.deviantart.com/art/Marine-Fashion-Collection-135388988

    Beijos!

    p.s. Sempre muito gostoso comentar no seu blog. As posts são super legais e os assuntos vem sempre bem a calhar, além de serem interessantes pra se pensar ou aderir novas informações. Super ponto!

    ResponderExcluir
  3. Carol, seus comentários são muito detalhados e você tem sido muito generosa em acompanhar um blog que nem é feito para sua faixa etária! Gostei dos sites que você indicou, obrigada. E aproveite a juventude para usar cabelos beeem compridos - depois fica muito mais difícil mantê-los assim. #Ficadica. Beijos ;)

    ResponderExcluir
  4. Hahaha eu não sei se agradeço ou se agradeço. HAHA

    Mas sabe, é como eu falei, é um blog muito legal mesmo. Eu gostei muito, é um prazer comentar e acompanhar (e definitivamente não sei ser diferente nos detalhes quando o assunto oferta essa possibilidade).
    O blog é muito gostoso de se acompanhar. Os assuntos são bem variados e são tratados de uma forma muito pertinente e interessante, ofertando não somente novas informações como uma reflexão muito boa e uma abertura para observações. É um espaço construtivo, de alguma forma.
    E sendo algo bom e legal, porquê não?;)

    Além do mais é uma super experiência também. (inclusive antropologicamente!rs)
    Pude agregar muitas coisas disto e pensar, inclusive, pra quando eu mesma estiver lá nos entas. Vale muito.

    Aprender e curtir algo bom nunca está demais, não é?:)

    Repito o que comentei aqui pela 1a vez: Tem um valor especial um blog com o fundamento igual o deste. É fácil encontrar blogs de gente jovem falando, ou de tendências...mas algo que saia de dentro e de forma tão honesta e particular, de enta-para-enta, cria realmente um olhar muito diferente e oferece sensações e aprendizados únicos.
    (E engraçado,que vendo este Blog eu lembro muito da minha mãe..que é praticamente a outra figura feminina aqui em casa além de mim. Lembro das próprias reflexoes dela a respeito, e lições que ela me deu e ainda me dá. É precioso.)

    Você não imagina as saudades que tenho do cabelo longo. Incontáveis vezes senti falta ou me lembrava dele, seja com fotos, com amigos ou familiares falando, ao ver modelos ou lookbooks..nossa!
    Não tem jeito,mesmo sendo bom..vou ter muitos anos pra aproveitar o curto.
    Estou aguardando, com ansiedade, a cabeleira voltar,(apesar de estar curtindo o cabelo médio, me sinto ainda na falta daquele cabelão - mas ele envolver meu pescoço e cair no meu rosto já mata um pouco das saudades da longa cabeleira hahaha)
    Bom que ele é meio matagal..haha logo mais estará nas costas de novo - ou além! #comoemvelhostempos
    (pra quem tava ultra-joaozinho no começo do ano, tê-los todos cheios na altura do ombro é surpreendente.)
    Realmente..como sinto saudades daquele cabelão.

    Obrigada pelo Carinho
    Bjs ;)

    ResponderExcluir

Seu comentário estará visível após moderação. Obrigada!